Em caso de emergência, disque 193

Iniciativa promove a articulação interagências voltada à prevenção e resposta a emergências de grande complexidade na região

O 10º Grupamento de Bombeiro Militar (10º GBM) de Angra dos Reis assumiu a coordenação do Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde (PAM/Costa Verde) para o biênio 2026/2027. A definição ocorreu após processo eletivo realizado durante a 383ª Reunião Ordinária do colegiado, no dia 13 de janeiro, nas instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada na cidade.

A ação coordenada pelo CBMERJ, por meio do 10° GBM, reforça o protagonismo institucional da Corporação na governança colaborativa regional, fortalecendo a integração entre agências, a padronização de protocolos operacionais e a elevação do nível de prontidão para o enfrentamento de emergências e incidentes de elevada complexidade na Costa Verde.

O PAM da Costa Verde é um fórum permanente de cooperação técnica e operacional que reúne empresas estratégicas, órgãos públicos de resposta, entidades ambientais e instituições parceiras. O objetivo é promover o planejamento integrado, a interoperabilidade de recursos e a coordenação de ações voltadas à prevenção, preparação e resposta a eventos adversos, especialmente aqueles relacionados a infraestruturas críticas e atividades industriais de grande porte.

Integram o projeto, instituições como Eletronuclear, Estaleiro BrasFELS, Transpetro/Petrobras, Nuclep, CSN, Marinha do Brasil, BR Marinas, Marina Costabella, ICN Itaguaí, DOCAS, Vale, CCR RioSP, além dos órgãos ambientais IBAMA e as Defesas Civis dos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Itaguaí, bem como forças de segurança e fiscalização, como a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Todos esses órgãos compõe um ecossistema institucional voltado à atuação integrada, à gestão compartilhada de riscos e à proteção da população.

Ao assumir a coordenação do PAM/Costa Verde, o 10º GBM de Angra dos Reis reafirma o compromisso do CBMERJ com a segurança coletiva, a salvaguarda de infraestruturas estratégicas e o desenvolvimento sustentável da região, por meio do planejamento contínuo, da cooperação interagências e da excelência técnico-operacional, sempre pensando no bem-estar e na segurança da sociedade

10º GBM de Angra dos Reis assume coordenação do PAM da Costa Verde
Acessar o conteúdo