Secretário de Defesa Civil visita áreas atingidas pelas chuvas

Quinta, 24 Dezembro 2020 15:51
  Coronel Leandro Monteiro acompanhou o governador em exercício em Duque de Caxias

O secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, acompanhou o governador em exercício, Claudio Castro, em visita a locais afetados pelas chuvas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, nesta quinta-feira (24.12).

A Sedec-RJ atua na região, desde terça-feira (22.12), com agentes que orientam e apoiam as ações da Defesa Civil municipal. A secretaria está enviando para a cidade itens de ajuda humanitária, incluindo mais de 800 colchonetes, 400 kits de limpeza e 400 cestas básicas. Os agentes também prestam auxílio às autoridades locais no preenchimento de documentação para decretação dsituação de emergência.

- A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros RJ estão mobilizados, atuando para prevenir e minimizar danos causados pelas chuvas. Estamos colocando em prática o recém-lançado Plano Estadual de Contingência de Chuvas, que integra todas as secretarias visando à rápida resposta e à volta ao estágio de normalidade - afirmou o secretário.

Monitoramento

Os agentes da Sedec-RJ seguem monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, enviando alertas para as regiões, em caso de riscos hidrológicos e geológicos, e apoiando as cidades afetadas quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.

Atendimentos

O CBMERJ realizou cerca de 140 atendimentos relacionados às chuvas, em todo o Estado, desde terça-feira (22.12).

Produção: Equipe ACS