Sala Lilás do CBMERJ é destaque em Encontro Nacional sobre Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Quarta, 22 Março 2023 22:38

Corporação é pioneira no atendimento de casos de violência doméstica e familiar envolvendo bombeiros militares

Pioneiro na implantação de uma Sala Lilás para atendimento de casos de violência doméstica e familiar envolvendo bombeiros militares, seus companheiros, companheiras e dependentes, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi destaque no I Encontro Nacional sobre Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que aconteceu no Palácio da Justiça, em Brasília, entre os dias 20 e 22 de março.

O evento, organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Ministério das Mulheres, reuniu representantes de Corpos de Bombeiros, Polícias Civis e Militares e Guardas Municipais de todo o país, além de membros do Poder Judiciário e da ONU Mulheres Brasil.

O seminário discutiu o panorama nacional e internacional da assistência às vítimas; a importância da capacitação dos profissionais da área de Segurança na atuação especializada; além dos desafios para a integração do atendimento à mulher vitimada.

Sala Lilás

A implementação da Sala Lilás do CBMERJ foi apresentada durante as Câmaras Temáticas.

- O Corpo de Bombeiros do Rio é o único do Brasil que conta com uma Sala Lilás. Em seis meses de funcionamento, já realizamos 46 atendimentos. A corporação disponibiliza assistentes sociais e psicólogos para acompanhar os casos envolvendo militares, a fim de oferecer apoio técnico, acolhedor, humanizado e interdisciplinar às vítimas. O CBMERJ também realiza um trabalho preventivo, por meio de itinerâncias, levando informações e reflexões sobre o tema para militares de todo o estado. Estamos comprometidos com o enfrentamento à violência - explicou o secretário de Estado e Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.