Defesa Civil Estadual realiza simulado para validar o Plano de Contingências para Chuvas Intensas 2022/2023

Segunda, 24 Outubro 2022 13:22

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realizou, nesta sexta-feira (21.10), o primeiro simulado de mesa para validar o Plano de Contingências para Chuvas Intensas 2022/2023. Militares de todo o estado se reuniram, durante todo o dia, no Departamento Geral de Defesa Civil, na Praça da Bandeira, para testar protocolos internos, rede, fluxo operacional e alcance de informações entre os órgãos de resposta do estado e municípios.  O Plano, que será apresentado no dia 29 de novembro, têm como objetivo conduzir o planejamento e alinhamento das ações para retomada da normalidade de maneira ágil e eficaz em áreas afetadas por desastres.

Durante o exercício, citando apenas alguns exemplos, foram testadas situações  de desastres em Paraty, São Gonçalo, Cabo Frio e Belford Roxo.  Os agentes avaliaram a capacidade de operação de acordo com a evolução dos cenários até o alerta máximo em algumas localidades. As situações testaram protocolos em locais com óbitos, desabrigados e desalojados, necessidade de ajuda humanitária e de ativação de abrigos. O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) respondeu a problemas pontuais como suporte por meio de maquinários, engenheiros para realizar vistorias e apoio logístico.

Participaram da atividade aproximadamente 80 agentes de diversos órgãos da Sedec-RJ como Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad),  Escola de Defesa Civil (Esdec), Superintendência Operacional (Suop), Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), Coordenadoria Especial de Ações do Meio Ambiente (Ceama), Instituto Tecnológico Científico  de Defesa Civil (ICTDEC), Regionais de Defesa Civil (Redecs),  Subsecretaria de Defesa Civil (Subsedec),  entre outros.

- O nosso cronograma de trabalho até chegar no plano final anual é extenso. Depois dessa etapa faremos o debriefing e partiremos para outros simulados mais concentrados e específicos com outras instituições, inclusive. Nossas equipes estão trabalhando constantemente para a reformulação e atualização do Plano de Contingência para Chuvas Intensas, de modo que a resposta estadual seja a mais efetiva possível nos piores cenários - definiu o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

O programa do curso é coordenado pela Diretoria de Pesquisas, Perícias e Testes (DPPT) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ)  e tem duração de três meses. O conteúdo beneficia militares da corporação e da Polícia Militar, com o objetivo de preparar bombeiros para o exercício de funções técnicas, a fim de aumentar a agilidade e eficiência nos procedimentos para a apuração de causas de ocorrências diversas da corporação. Entre as disciplinas do curso estão Medicina legal, Balística, Explosivos, Merceologia, Acidentes de Trânsito, Fotografia, Perícia de incêndios, entre outras.

De acordo com o diretor da DPPT, tenente-coronel Marcelo Barros, para a atividade pericial militar é fundamental ampliar a visão dos nossos futuros auxiliares com conteúdos diversificados, visitas a outras instituições e estudos de casos