Corpo de Bombeiros RJ realiza III Semana de Enfermagem

Quarta, 18 Maio 2022 18:59

Evento contou com palestras, mesas-redondas e homenagens

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta quinta-feira (19.05), o  evento comemorativo da III Semana de Enfermagem  da Diretoria Geral de Saúde (DGS)/ Secretaria de Estado Defesa Civil (Sedec-RJ). O encontro aconteceu no Centro Integrado de Comando Controle (CICC) e teve como tema central “Os trinta anos do quadro de oficiais enfermeiros no CBMERJ: desafios e conquistas”.

Mais de 150 participantes estiveram presentes em palestras e mesas-redondas sobre temas variados. Entre os assuntos abordados estiveram a trajetória histórica dos oficiais enfermeiros no quadro de saúde do CBMERJ; os desafios e conquistas da estrutura organizacional do corpo de enfermagem; projetos de gestão estratégica de enfermagem no HCAP implementadas no ano de 2021; e atividades diferenciadas de gestão realizadas na corporação.

O evento homenageou oficiais enfermeiros e praças auxiliares de Saúde que hoje estão na reserva remunerada.

Segundo a coronel Simone Simões, diretora da DGS, o grupo desempenhou papéis relevantes junto ao corpo de enfermagem do CBMERJ.

-  Os militares destacaram-se enquanto estiveram na linha de frente, resguardando os preceitos éticos da enfermagem e os valores do bombeiro militar, desenvolvendo melhorias e servindo de exemplo aos seus sucessores – acrescentou.

Para uma das organizadoras da cerimônia, tenente-coronel Áurea Valente Gonçalves, a III Semana de Enfermagem resgatou a evolução histórica do oficial enfermeiro na corporação, destacou a atuação em diversas áreas assistenciais, educacionais e gerenciais e ressaltou a qualidade profissional do quadro com impactos relevantes nos serviços prestados pelo CBMERJ e pela Defesa Civil do Estado.