Defesa Civil RJ lança Rede Estadual de Voluntários

Sistema reúne agências que atuam de forma humanitária em prol da redução de riscos de desastres

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-RJ) lançou, neste sábado (16.12), a Rede Estadual de Voluntários de Proteção e Defesa Civil, batizada de REDE SALVAR. A iniciativa vai integrar, em um único sistema, todas as agências que atuam de forma humanitária, em prol da redução de riscos de desastres, no território fluminense. O evento aconteceu no Quartel Central do Corpo de Bombeiros RJ, no Centro do Rio.

- Esta é a maior rede de voluntários de Defesa Civil do Brasil. Estamos criando uma grande teia de pessoas dispostas a colaborar em situações de desastres - afirmou o subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.

A REDE SALVAR está hospedada em uma plataforma web, que será disponibilizada gratuitamente para todos os municípios. É um ambiente de cadastro e gerenciamento do voluntariado do Rio de Janeiro.

- Fazer parte desse projeto, além de ser um ato humanitário, proporciona benefícios para toda a população. O Sistema de Defesa Civil se fortalece ao capacitar, treinar e trocar experiências com o cidadão, tornando-o apto para o pronto emprego em uma situação real de necessidade – reforçou o coronel Hess.

Grupos como a Cruz Vermelha Brasileira, a Legião da Boa Vontade (LBV), a ONG Save The Children, Jipeiros, Escoteiros e a Rede de Radioamadores, entre outros que compõem o serviço, participaram da solenidade.