Defesa Civil do Rio é homenageada pelo Exército Brasileiro

Escola de Defesa Civil treinou militares que atuarão na missão de paz no Haiti

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio (Sedec-RJ) foi homenageada pelo Exército Brasileiro por sua participação na preparação dos militares que atuarão na Missão das Nações Unidas de Estabilização do Haiti (Minustah). A Escola de Defesa Civil (Esdec) treinou o 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26) para resposta imediata a desastres. As disciplinas abordaram temas como gestão de riscos e administração de abrigos, passando ainda por conteúdos que tratavam, entre outros, da análise de estruturas colapsadas e do manejo de cadáveres em desastres.

O reconhecimento aconteceu durante a formatura de encerramento do Exercício Avançado de Operações de Paz, no Forte Ipiranga, na cidade de Caçapava, em São Paulo. O tenente-coronel Marcio Romano, diretor da Esdec, e o tenente Alexandre Galvão Fernandes, da divisão de ensino da escola, representaram a Sedec-RJ no evento.

De acordo com o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Marcelo Hess, a homenagem é o reconhecimento pelo trabalho realizado na área de ensino de Defesa Civil no estado do Rio de Janeiro.

- O Governo do Estado sabe a importância de uma estrutura de Defesa Civil atuante, principalmente na prevenção e na preparação frente a desastres. No fim de maio, a Escola de Defesa Civil já começa a percorrer, de forma itinerante, todas as Regionais de Defesa Civil para cumprir o Programa de Capacitação em Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração. A ação tem como objetivo a redução dos riscos de desastres nos 92 municípios fluminenses - destacou o oficial.