CBMERJ e Sedec-RJ se reúnem no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Regionais da Defesa Civil

Quarta, 15 Junho 2022 20:08

Mapas de suscetibilidade para incêndios florestais, riscos geológicos e de riscos hidrológicos vão nortear planejamento unificado entre os órgãos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) promoveram no dia 14 de junho, no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o evento “Painel alusivo ao período chuvoso: 2021-2022”. O encontro reuniu 11 Regionais da Defesa Civil (Redecs), com o objetivo de estabelecer processos de melhoria e de fortalecimento institucional ao analisar as ações desempenhadas pelos órgãos responsáveis. O painel apresentou mapas de suscetibilidade para incêndios florestais, para riscos geológicos e o Mapa de Massas D’água (riscos hidrológicos), todos divididos por períodos.

Estiveram presentes no evento o subsecretário de estado de Defesa Civil, coronel Márcio Romano, o chefe do Estado-Maior, coronel Rafael Camilo, o secretário chefe do Estado-Maior, coronel Marcus Belchior, e o superintendente operacional da Sedec-RJ, o coronel Alexandre Silveira de Souza.

- O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Defesa Civil formam um só organismo. Essa reunião de “briefing” sobre as ações desenvolvidas nos cenários de desastres que aconteceram no estado nos primeiros meses do ano são fundamentais para a elaboração do plano operacional.  É fundamental padronizar e organizar ainda mais nossos procedimentos de resposta. Essa é a oportunidade de unificarmos protocolos para que possamos melhorar continuamente nossas ações. E, não é novidade para ninguém, que o trabalho coordenado é essencial em um cenário de devastação como o que vivemos em Petrópolis e em Angra. A integração deve ser total para funcionarmos como um verdadeiro corpo – disse o coronel Camilo.

Em sua fala, o coronel Márcio Romano destacou os simulados realizados em novembro passado, em que foram reproduzidas situações de calamidade pública que contaram com a atuação de jipeiros, voluntários, entre outros. A mesma ação foi reproduzida nos eventos de Petrópolis.

- A ideia de apresentar esse painel é integrar ainda mais as operações, uma vez que os eventos adversos ligados ao clima estão ocorrendo simultaneamente em várias regiões e com uma frequência cada vez maior, além de mostrar a importância de trabalhar com foco na prevenção. Avaliar as ações institucionais, fazer uma auto-avaliação de nosso desempenho e do que podemos fazer como um todo para melhorar nosso trabalho individualmente, sem dúvida nenhuma, vai refletir nos resultados entregues para a sociedade fluminense - analisou o coronel Romano.

Durante a programação, além da apresentação das ações das Redecs, o tenente-coronel Rodrigo Werner, diretor do Instituto Científico e Tecnológico da Defesa Civil, apresentou um balanço das atividades. Para falar sobre as operações integradas foram convidados o coronel Albino Lourenço, diretor do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), o tenente-coronel Luiz Freire, diretor do Centro Estadual de Administração de Desastres (CESTAD) e o coronel Alexandre Silveira, superintendente operacional. Todos expuseram programas e projetos para o alcance das melhorias propostas.

Fotos: Ricardo Cassiano