Corpo de Bombeiros RJ forma primeiras turmas do MBA Executivo em Gestão Estratégica e Operacional em parceria com a Fundação Getúlio Vargas

Quarta, 01 Junho 2022 00:25

Cursos tiveram dez meses de duração e formam os futuros gestores da corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) formou, nesta terça-feira (31.05), as primeiras turmas dos MBAs Executivos em Gestão Estratégica e Operacional nas Organizações da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os cursos, que tiveram cerca de dez meses de duração, capacitaram oficiais superiores e intermediários com uma formação atualizada e de alto nível, para o exercício, respectivamente, de cargos de comando e gerência na corporação.

Cerca de 150 militares do CBMERJ dos quadros de Oficiais Combatentes e Oficiais de Saúde se beneficiaram dos cursos promovidos pela FGV In Company. O programa foi elaborado de forma a abordar a natureza e os processos da administração pública no contexto específico do CBMERJ.

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, destacou a expertise da instituição e a relevância do curso a fim de enriquecer e modernizar o ensino na corporação.

- A FGV é uma referência acadêmica. O sonho desta parceria nasceu assim que assumi o comando da corporação. Lutamos, com muita dedicação e com o apoio incondicional do governador Claudio Castro, para transformá-lo em realidade. Para proporcionar o melhor ensino, a melhor formação, os melhores professores para os militares do CBMERJ, a fim de continuarmos sendo referência de salvamento no Brasil. O resultado desse investimento fará da sociedade fluminense a grande beneficiada - afirmou o coronel Leandro Monteiro.

O aprimoramento educacional se deu em nível de especialização lato-sensu (pós-graduação - MBA executivo) para o Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM) para tenentes-coronéis e para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) para capitães, todos dos quadros de oficiais combatentes e de Saúde.

O plano acadêmico contemplou a necessidade de preparar os oficiais para o exercício de liderança na gestão de programas e projetos, proporcionando o desenvolvimento de competências metodológicas e analíticas no trato adequado de problemas e na tomada de decisões, além de prepará-los para projetarem e reformularem sistemas administrativos e ações de prestação de serviços públicos.

- Quero que a FGV seja referência também no nosso Curso de Formação de Oficiais (CFO). No próximo concurso, já teremos a instituição como responsável pelo processo seletivo para o CFO. E não vamos parar por aí. E o objetivo é que a FGV seja também a coordenadora do curso - finalizou o coronel Leandro Monteiro.

Para o tenente-coronel Fábio Dantas, orador da turma do quadro de oficiais da Saúde, o curso foi desafiador, principalmente, por conta da pandemia de Covid-19 e por ser o último curso da carreira do oficial do CBMERJ.

- Quando soubemos do convênio com a FGV, ficamos empolgados. Mas sabíamos que as batalhas seriam duras e as cobranças inevitáveis. Missão dada é missão cumprida. Estamos saindo daqui melhores do que entramos. Podemos afirmar que, além do conhecimento adquirido - nosso maior bem aqui -, o que ficam são as relações que criamos, as amizades que conquistamos e as histórias que podemos contar – disse o oficial, reforçando que o conhecimento transforma vidas.

O coordenador acadêmico do curso e professor da disciplina de Metodologia de Pesquisa, Marco Tulio Zanini, proferiu, como paraninfo da turma, algumas palavras durante a cerimônia matutina.

- É uma grande honra estar junto ao Corpo de Bombeiros na nossa função de difundir o conhecimento.  Estamos muito orgulhosos de poder participar desta parceria e testemunhar como todos juntos –  alunos e professores – são pessoas dedicadas e comprometidas. E por isso, temos que celebrar o encerramento deste ciclo. E vamos em frente, cumprindo a nossa missão de ajudar o CBMERJ a salvar vidas com extrema qualidade de atendimento à população – disse o professor, parabenizando a todos que fizeram do programa uma ação possível.

O secretário-chefe do Estado Maior Geral, coronel Marcus Belchior, representou, durante a tarde, o comandante-geral e definiu o momento como um marco histórico para a corporação, intitulando o grupo de formandos como a primeira turma da grande transformação do CBMERJ. O oficial aproveitou também para agradecer ao governador e ao secretário de Defesa Civil.

- Graças à qualidade e à gestão do trabalho de todos aqui conseguimos dar andamento e concretizar este processo. Nosso objetivo é sempre trazer novas tecnologias e inovação para a gestão pública, melhorando performance e construindo indicadores. O Corpo de Bombeiros zela por essa prestação de serviço de excelência. Aproveito também para agradecer às famílias por andarem lado a lado dos nossos alunos. Sem este apoio, nada seria possível – encerrou o oficial, reforçando o orgulho e a conquista dos militares.

.