Defesa Civil do Estado e ONU promovem capacitação aos municípios

Segunda, 02 Maio 2022 17:57

Encontro reuniu representantes de diferentes cidades para tratar sobre o programa MCR 2030 – Iniciativa Construindo Cidades Resilientes

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) promoveram, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), nesta segunda-feira (02.05), a capacitação dos gestores municipais de Defesa Civil promovida por técnicos da UNDRR. O subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcio Romano; o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Alexandre Silveira; e o diretor-geral de Defesa Civil, coronel Albino, receberam os palestrantes e os participantes.

Durante a reunião oferecida, gratuitamente, os agentes trataram sobre a ferramenta Score Card, disponibilizada pela UNDRR às cidades participantes do programa MCR 2030 – Iniciativa Construindo Cidades Resilientes. Atualmente 64 municípios do Estado do Rio de Janeiro realizaram a adesão, comprometendo-se com medidas que reduzam os riscos de desastres.

- A ferramenta tem por objetivo estimular o entendimento dos riscos e recursos de cada cidade para promover uma maior eficiência no planejamento das ações municipais - reforçou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Márcio Romano.

Entre os palestrantes, marcaram presença o assessor de resiliência urbana da UNDRR, Clément da Cruz; a coordenadora regional da UNDRR, Adriana Campelo; a pesquisadora do Cemaden Nacional,  Silvia Saito; o diretor do Cemaden-RJ, tenente-coronel Anthony; e o promotor estadual do MCR2030, tenente-coronel Watanabe.