Iniciativa reúne diversas agências para agilizar as decisões e centralizar recursos e serviços para atendimento à população

O Governo do Estado do Rio de Janeiro determinou que o Gabinete Integrado de Gestão de Desastres, instalado no Colégio Estadual D. Pedro II e gerenciado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil  (Sedec-RJ), conduzisse o planejamento das ações para retomar a normalidade da cidade de Petrópolis no menor prazo possível.  O município foi atingido, no dia 15 de fevereiro, com acumulados de chuva que chegaram a 258,6 mm em 3 horas e 259,8 mm em 24h,  a pior chuva registrada desde 1932, quando começou a medição na cidade pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

A iniciativa consiste em reunir, em um único ambiente, órgãos do Estado e do município de Petrópolis, além de empresas, Exército, Marinha e Polícia Rodoviária Federal, ou seja, todos os envolvidos na operação de resgate e atendimento às vítimas das fortes chuvas que caíram sobre a cidade. Desde o dia 15 de fevereiro, as agências desenvolvem um trabalho unificado e  têm uma visão mais ampla do que está acontecendo, agilizando as decisões e centralizando recursos e serviços.

- O Gabinete coloca em prática as definições do Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022. O serviço passa a ser melhor organizado, possibilitando agilidade no trabalho logístico de distribuição de suprimentos e o gerenciamento dos recursos e dos profissionais necessários para salvar vidas, incluindo voluntários. Na prática, isso quer dizer , entre outros resultados, amenizar a dor de quem perdeu familiares e amigos, retomar a mobilidade e a limpeza urbana, entre outras soluções – declarou o coronel Alexandre Silveira, superintendente operacional da Defesa Civil Estadual.

Monitoramento e Alerta

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está aberto no gabinete, monitorando, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas, para as regiões, em caso de riscos de deslizamentos ou inundações.

Alerta por celular

A Defesa Civil Estadual envia gratuitamente, por celular, alertas de risco de chuvas fortes, tempestades de raios, ventanias, deslizamentos e inundações. O serviço é uma importante ferramenta na prevenção de tragédias e está disponível para toda a população. Para se cadastrar é preciso mandar um SMS com o número do CEP de interesse para 40199. Atualmente, o serviço já conta com mais de 1,6 milhão de inscrições.

Fotos: Philippe Lima/ GovRJ