Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar debate direito das pessoas com deficiência

Terça, 28 Setembro 2021 19:29

Palestra contou com a participação  da juíza de Direito Cláudia Valéria Bastos Fernandes

A Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM) realizou, no dia 27 de setembro, no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo, no Rio de Janeiro, a palestra “O Direito das Pessoas com Deficiência”, ministrada pela juíza federal Cláudia Valéria Bastos Fernandes. O evento contou com a presença do diretor geral de Ensino e Instrução coronel  Marcus Belchior, e do comandante da  ESCBM coronel  Chrizantho Cordeiro.

A iniciativa teve como objetivo conscientizar alunos e convidados sobre o tema acessibilidade. Durante a apresentação, a juíza abordou suas experiências diante das barreiras enfrentadas pelos deficientes, focando na necessidade de cuidado que a sociedade deve ter com estas pessoas para que elas se sintam realmente incluídas na sociedade.

- Como educador de uma instituição de segurança pública, nossa missão é trazer esse tipo de reflexão para a instituição e, assim, promover um atendimento humanizado, a disseminação de boas práticas e a mudança comportamental necessária para minimizar, ao máximo, as barreiras enfrentadas pelos deficientes - disse o comandante da ESCBM coronel Chrizantho.

A palestrante convidada é juíza federal no Rio de Janeiro há 23 anos, além de presidente da comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2º Região, professora da Escola de Magistratura da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro, da Faculdade de Direito da Universidade Iguaçu (UNIG), pós-graduada em direito penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e em responsabilidade civil pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

O evento foi organizado pela Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI) e pela Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e com o apoio dos comandantes do Complexo de Ensino Coronel Sarmento (CEICS), da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e da Assessoria de Comunicação Social (ACS).

Produção: Equipe ACS