Corpo de Bombeiros RJ capacita militares para atuar em eventos de inundações e enchentes no Parque Olímpico de Deodoro

Sexta, 19 Março 2021 19:02

Instruções teóricas e práticas habilitaram mais de 140 profissionais

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) encerrou, no dia 18 de março, o ciclo de instruções teóricas e práticas da turma do Curso de Salvamento no Mar (CSMar 2020) e do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares Guarda-Vidas (CFSDGV 2019). Os militares foram capacitados para atuar em eventos de inundações e enchentes.

Pela primeira vez, alunos do Grupamento Marítimo (GMar) participaram de instruções de salvamento em desastres com foco nesse tipo de atividade. Ao todo, 141 profissionais estão aptos para atuar prontamente ou apoiar tais ações. As instruções foram ministradas por militares especializados na área com o apoio do 2º Grupamento Marítimo (GMar), do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e da Diretoria de Saúde e Emergência (DSE).

Para o subtenente André Matos, instrutor do GBS, é de suma importância esta iniciativa, principalmente nos meses de verão, quando, historicamente, registram-se maiores índices pluviométricos. O militar ressalta também que a participação dos alunos no curso de formação, especialmente neste tipo de instrução, é fundamental pois as operações de salvamento em desastres exigem um grande número de profissionais especializados.

- Durante o programa, foram abordados tópicos essenciais que podem definir o sucesso em operações deste tipo. No efetivo de alunos que participaram do treinamento também estavam militares do interior fluminense, como Campos dos Goytacazes, onde eventos dessa natureza são recorrentes - concluiu o militar.

Equipe ACS