Teresópolis: Estado homenageia profissionais e cidadãos que se destacaram na tragédia de 2011

Segunda, 11 Janeiro 2021 22:23
Governador em exercício Cláudio Castro esteve no quartel dos Bombeiros de Teresópolis

Como parte da homenagem do Governo do Estado do Rio de Janeiro em memória dos 10 anos da tragédia da Região Serrana Fluminense, uma cerimônia foi realizada, nesta segunda-feira (11/01), no quartel do Corpo de Bombeiros de Teresópolis pela Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. O governador em exercício Cláudio Castro participou da solenidade, que começou com um ato inter-religioso em homenagens as vítimas.

- Estamos aqui, hoje, para que essas lembranças se transformem em uma esperança. Esperança de que esse acontecido ocorra nunca mais e de que tudo que ainda se espera do poder público, e que não foi feito, possa ser realizado no próximo período. Nós estamos aqui nesses dias na serra, não para cumprir um protocolo de uma data que é significativa para nosso estado,  estamos aqui  pra demonstrar que situações como essa mostram que  somos servidores e temos  que aumentar ainda mais nossa vontade de servir a população, de não ser aquietar e não se acomodar - enfatizou o governador em exercício.

Dois militares, que eram moradores da cidade e estavam em casa, morreram no desastre – os cabos Isaac Bravo (lotado no próprio quartel de Teresópolis) e Ruan Carlos Guarillha (lotado no Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, em Magé) foram homenageados na solenidade.

Houve também a entrega da Medalha Ordem do Mérito de Defesa Civil para personalidades civis e militares e instituições que foram de extrema relevância durante as ações de resposta à tragédia da época. Ao todo, 32 pessoas, órgãos e instituições foram condecoradas. Esta mesma cerimônia foi realizada, no último domingo (10), no quartel da corporação de Friburgo.

- Dez anos se passaram. Mas ainda é difícil escolher palavras para essa solenidade em homenagem às vítimas das chuvas de 2011. Assim como muitas famílias perderam entes, nós perdemos cinco bombeiros. Sacrifício que seria em vão se nada fosse feito após a tragédia. Mas nosso foco é a prevenção e seguimos trabalhando para minimizar os riscos: instalamos sirenes, capacitamos líderes comunitários, realizamos treinamentos, implementamos tecnologia em prol da informação à população. Estamos aqui para levar suporte, preservar e salvar vidas.  Agradeço aos verdadeiros heróis que honram diariamente a farda cáqui em prol do outro - destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, acrescentando que, hoje, por exemplo, já enviaram ajuda humanitária para Três Rios, município atingido pelas chuvas.

Na madrugada desta terça, à meia-noite, haverá um ato, em Petrópolis, que marcará o exato momento do início da tragédia.

Edição: Equipe ACS