Estado presta homenagem aos profissionais e cidadãos que atuaram na tragédia da Região Serrana de 2011

Domingo, 10 Janeiro 2021 15:57
Governador em exercício Cláudio Castro participou da cerimônia no Quartel de Nova Friburgo

O governador em exercício, Cláudio Castro, e o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, acompanharam, neste domingo (10.01), no 6º GBM (Nova Friburgo), a cerimônia em homenagem aos profissionais e cidadãos que participaram,  na Região  Serrana,  em 2011, do resgate a vítimas e auxiliaram a população durante a tragédia causada pelas chuvas.

- A nossa missão é a prevenção. Em agosto do ano passado, determinei a criação do Plano de Contingência para as Chuvas de Verão, que traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências, porque precisamos estar preparados para prevenir tragédias como a que aconteceu há dez anos aqui na Serra. O plano conta com recursos de R$ 280 milhões e beneficia todo o estado. Além disso, vamos investir mais de R$ 500 milhões em contenção de encostas, limpeza de rios e infraestrutura na Região Serrana - anunciou o governador em exercício.

Três militares que morreram durante suas missões também foram homenageados com uma corbélia de flores: o cabo Flávio Uanderson Rodrigues de Freitas; o 2º sargento Marco Antônio Verly da Conceição; e o cabo Victor Lembo Spinelli.

Também foi entregue a Medalha Ordem do Mérito da Defesa Civil para 25 personalidades civis e militares, órgãos e instituições que foram de extrema relevância durante as ações de resposta à tragédia. Serão realizadas outras homenagens em Teresópolis, nesta segunda-feira (11.01), e em Petrópolis, na próxima terça-feira (12.01).

- Dez anos após o desastre, minhas palavras são marcadas pela reflexão. Na época, o trabalho de resgate dos bombeiros foi incansável. Neste período, evoluímos como profissionais para prevenir novas tragédias desta proporção, com ações como o sistema de alerta e alarme por sirenes, capacitações e a implantação do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Natural - afirmou o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro.

Em memória às vítimas, o governador Cláudio Castro decretou luto oficial em todo Estado do Rio nos dias 10, 11 e 12 de janeiro. Na manhã deste domingo, foi realizado o hasteamento a meio mastro das bandeiras oficiais no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado.

Edição: Equipe ACS