Sedec-RJ recebe doação de cestas básicas e kits de higiene do Governo dos Estados Unidos

Quarta, 21 Outubro 2020 17:59

Em parceria com a Polícia Militar, materiais foram entregues nas comunidades da Rocinha, Vidigal e Chapéu Mangueira

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedec-RJ), recebeu doação de 5,7 mil kits de higiene e 3,7 mil cestas básicas do Governo dos Estados Unidos. A Secretaria de Saúde também foi beneficiada com 4,1 mil EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A cerimônia foi realizada, nesta quarta-feira (21.10), no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

Logo após a solenidade, os kits de higiene e as cestas básicas foram entregues pela Polícia Militar a moradores da Rocinha, Vidigal e Chapéu Mangueira. Os EPIs serão distribuídos em unidades hospitalares.

Representando o Governo do Estado, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, agradeceu as doações ao cônsul-geral dos EUA no Brasil, Scott Hamilton.

- A iniciativa dá assistência humanitária às famílias que enfrentam dificuldades econômicas por causa da pandemia da Covid-19 e auxilia no abastecimento das unidades estaduais de saúde. É uma parceria muito bem-vinda. Agradeço a todos os órgãos envolvidos na ação, que cuidaram desde a logística de arrecadação até o transporte dos insumos para as comunidades - disse o coronel Leandro Monteiro.

De acordo com Scott Hamilton, as doações para a rede de saúde e comunidades do Rio somam mais de US$ 110 mil. Elas são provenientes do Comando Sul do Departamento de Defesa Americano, responsável pelas operações militares dos Estados Unidos no Caribe e nas Américas Central e do Sul.

- Seguimos trabalhando fortemente com os brasileiros para combater a Covid-19, que é hoje nossa prioridade aqui no Brasil. A assistência vem a somar a uma história de cooperação já sólida em saúde que vem sendo construída por Estados Unidos e Brasil há muitas décadas e ao valor de solidariedade compartilhado por ambos os países. Acreditamos que a união de forças é essencial para vencermos essa pandemia de forma mais rápida. Esperamos poder auxiliar sempre que necessário - afirmou o cônsul.

Produção: Equipe ACS