Governador homenageia bombeiros que atuaram em incêndios florestais na Região Serrana

Quinta, 30 Julho 2020 18:38

Operação durou três dias e contou com aeronave, drones, viaturas e força-tarefa de mais de 100 militares e agentes parceiros

O governador Wilson Witzel homenageou, nesta quinta-feira (30.07), os bombeiros empenhados no combate aos incêndios que atingiram, nos últimos dias, duas Áreas de Proteção Ambiental na Região Serrana. A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara, na capital Fluminense. O secretário de estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Roberto Robadey Jr., e o comandante de área da Região Serrana, coronel Rafael Simão, estiveram presentes na solenidade. Policiais civis também foram agraciados pela presteza nas investigações das causas do desastre ambiental.

– Quero agradecer à Secretaria de Polícia Civil pelo trabalho de investigação que foi rápido e permitiu que se descobrisse a causa da queimada. Além disso, durante três dias, os bombeiros combateram as chamas e, na última quarta-feira (29/07), extinguiram o incêndio florestal em Araras, em Petrópolis. Fiz questão realizar a homenagem pelas atuações altamente profissionais – disse o governador.

As chamas da queimada consumiram 673 hectares de floresta, o equivalente a 673 campos de futebol.

– Quero cumprimentar o comandante de área da Região Serrana, coronel Rafael Simão que liderou a força-tarefa. O trabalho recebeu apoio das unidades especializadas e do Grupamento de Operações Aéreas da corporação que já está na região desde o dia 19, quando o Corpo de Bombeiros detectou que haveria um aumento das ocorrências de fogo em vegetação – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr.

As operações na Região Serrana contaram com o apoio de mais de 20 viaturas, drones e uma aeronave. Participaram da força-tarefa mais de 100 bombeiros, guarda parques, brigadistas e agentes de órgãos externos, entre eles Inea (Instituto Estadual do Ambiente), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Defesa Civil e Guarda Civil de Petrópolis.

Fotos: Rogério Santana