Guarda-vidas de Niterói ganham novos postos de salvamento

Quinta, 16 Janeiro 2020 18:52

Projeto foi viabilizado mediante parceria entre o Corpo de Bombeiros RJ e a Prefeitura

As praias de Piratininga e Itaipu ganharam novos postos de salvamento nesta quarta-feira (15.01). As bases vão reforçar as atividades dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), ampliando a visibilidade da área operacional. O projeto foi viabilizado mediante parceria entre a corporação e a Prefeitura de Niterói. Novas inaugurações estão previstas para Camboinhas e Itacoatiara.

Durante a solenidade, o 4º Grupamento Marítimo (GMar-Itaipu) promoveu uma exposição de viaturas e equipamentos operacionais, incluindo as novas bandeiras de sinalização. Na ocasião, o comandante da unidade, tenente-coronel Julio Melo, recebeu as chaves dos postos e reforçou a importância dos equipamentos na atuação dos militares nas praias.

- Fechamos 2019 com mais de 13 mil salvamentos marítimos no Estado. Os postos, além de abrigar os guarda-vidas e os equipamentos, também são determinantes para a visibilidade da área de atuação. Eles ainda são pontos de referência e colaboram para um trabalho potencializado de prevenção – destacou o oficial.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói, Axel Grael, a localização dos postos foi planejada em conjunto com órgãos parceiros e autoridades.

- Levamos em conta pontos eficientes para o trabalho e que fossem de baixo impacto ambiental, porém que oferecesse uma boa cobertura à região - explicou.

Homenagem - O posto 1, inaugurado em Piratininga, recebeu o nome do subtenente Aires. Trata-se de uma homenagem ao militar Marco Aurélio Aires de Almeida que faleceu em 2018. Ele foi pioneiro no serviço de salvamento marítimo do CBMERJ e realizou centenas de salvamentos nas praias da cidade de Niterói, assim como participou ativamente da implantação e manutenção do Projeto Botinho na região.

A família do militar esteve presente na solenidade e foi agraciada com uma placa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo subtenente.

- É uma emoção muito grande viver esse momento. Meu pai sempre se dedicou à corporação. Essa homenagem não é só para ele, mas uma forma de prestigiar todos os bombeiros que desempenham uma missão muito bonita que é cuidar e zelar pelo que temos de mais importante: a vida de cada um de nós – disse a filha do homenageado, Danielle Aires.

FOTOS: Sgt BM Ricardo Santos e Divulgação/Prefeitura de Niterói