Simulado testa o Sistema de Defesa Civil na Região Metropolitana

Sexta, 08 Novembro 2019 15:46

Sedec-RJ, junto com os órgãos municipais de Niterói e São Gonçalo, promoveu atividade de ações de respostas para situações adversas extremas e simultâneas

O Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres é no próximo dia 29 de novembro e as atividades alusivas à data já começaram. No dia 06 de novembro, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio da Regional (Redec) Metropolitana, junto com os órgãos municipais de Niterói e São Gonçalo, realizou o I Simulado de Mesa Conjunto. O evento aconteceu no Parque das Águas, na antiga capital do Estado. O exercício teve como objetivo a integração das agências envolvidas e simular ações de resposta às situações adversas extremas, como chuvas intensas com deslizamentos, inundações e alagamentos.

Na ocasião, foram realizados treinamentos simultâneos com o engajamento dos órgãos dos municípios e do Estado. A Sedec atuou no monitoramento e nas áreas de operação e logística, conforme protocolo para eventos extremos de grandes proporções com o foco em Proteção e Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros RJ gerenciou os socorros nas ocorrências.

Durante o exercício, a Sedec aplicou as técnicas da plataforma Ágora, que permite a interação de forma rápida dos órgãos envolvidos, mesmo que não estejam fisicamente no mesmo lugar. Por meio desta ferramenta, ainda é possível que todos tomem ciência das ações, de forma a se tornar mais eficiente a resolução dos problemas.

- O simulado superou as expectativas. Não somente integrou os entes responsáveis pelo Sistema de Defesa Civil, mas quebrou fronteiras municipais nas ações de respostas com o apoio do Estado por meio de uma comunicação plena e técnica. Outro dado importante desta atividade pioneira foi o fato de gerar um histórico de atuações conjuntas a eventos simultâneos – destacou o coordenador da Redec Metropolitana, tenente-coronel Alexander Anthony.