Sargento do destacamento de Carmo realiza salvamento de bebê engasgado por telefone

Quarta, 30 Outubro 2019 00:55

Família foi à unidade operacional conhecer o militar e agradecer o atendimento

O destacamento de Carmo (DBM 1/16) recebeu a visita de uma família, no dia 23 de outubro, para agradecer ao sargento Ricardo Fernandes que, no dia 19, realizou um salvamento, por telefone, ao bebê Bernardo, de apenas 55 dias de vida. Na ocasião, a vizinha dos pais da criança fez contato via 193 relatando o engasgo com leite e a dificuldade de respirar. Prontamente, o militar que atendeu a ligação deu as devidas instruções de como realizar a desobstrução das vias aéreas.

- Estamos muito felizes e agradecidos com o atendimento prestado pelo sargento. Ele salvou o nosso filho. A nossa vizinha Daniele também foi de extrema importância. Eu estava trabalhando e foi ela que teve a iniciativa de ligar para o Corpo de Bombeiros e a calma necessária para entender os procedimentos ensinados – disse o pai Alessandro M. Silva, de 38 anos.

De acordo com o militar, é sempre muito gratificante salvar uma vida. O sargento disse que os treinamentos realizados na corporação somados à expertise de anos de dedicação ao cumprimento da missão foram essenciais para mais um atendimento bem sucedido.

- Sentindo a gravidade da questão, rapidamente solicitei que colocasse o bebê na posição correta para a realização da manobra. Em seguida, a situação foi voltando ao normal. Logo pedi para que o levasse para uma unidade de saúde para ser avaliado por uma equipe médica. Foi muito bom ter a notícia de que estava tudo bem com o pequeno Bernardo. Gostei muito de ter conhecido toda a família – disse Ricardo.

O comandante do DBM 1/16, capitão Rubens Portes, destacou que a ocorrência atendida com precisão pelo sargento reafirma o comprometimento do bombeiro com a missão de vida alheia e riquezas salvar.

- Além dos treinamentos constantes, não só no que tange ao manuseio de equipamentos e condicionamento físico, os conhecimentos técnicos, os protocolos de salvamento e os procedimentos operacionais internos são de suma importância em situações adversas. O militar deve possuir também o equilíbrio psicológico, mantendo a tranquilidade e agindo de forma decisiva. Isso foi colocado em prática na ocasião e possibilitou salvar a vida dele – ressaltou.

O oficial aproveitou para alertar que acidente com crianças são comuns no ambiente doméstico. Instalações elétricas com inconformidades, móveis que apresentam saliências agudas e janelas sem redes de proteção são alguns exemplos de perigos existentes.

- Para famílias com bebês os riscos aumentam, uma vez que as crianças nessas condições são mais dependentes dos cuidados paternos. Nestes casos, a atuação deve ser rápida. Com os protocolos de suporte básico à vida, o número de êxitos em atendimentos aumenta vertiginosamente – finalizou o capitão.