CBMERJ e Sedec-RJ participam de simulado de emergência aeronáutica

Sexta, 18 Outubro 2019 12:34

Ação mobilizou agentes e voluntários que encenaram a queda de um avião na Baía de Guanabara

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e o Departamento Geral da Defesa Civil (DGDEC) participaram, no dia 16 de outubro, do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo realizado pela concessionária RIOGaleão. A atividade aconteceu na Baía de Guanabara e é um dos testes exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil para avaliar a eficiência dos aeroportos em casos de acidentes aéreos.

O exercício mobilizou cerca de 300 agentes e voluntários. O grupo encenou a queda de um avião próximo à cabeceira de uma das pistas do Aeroporto Internacional Tom Jobim. A ação teve como objetivo alinhar a comunicação, testar o acionamento de recursos e aprimorar o tempo-resposta a um desastre aeronáutico.

- A Sedec-RJ e o CBMERJ atuaram no gerenciamento de crise junto às autoridades aeroportuárias, órgãos públicos e militares, enquanto nossos bombeiros empregavam recursos marítimos e terrestres no socorro às vítimas e no combate às chamas - afirmou o coronel Albino, diretor do Departamento Geral da Defesa Civil (DGDEC).

Cerca de 30 órgãos participaram do simulado, entre eles: Polícia Militar, Guarda Municipal, CET-Rio, COR-RIO (Centro de Operações Rio), Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), Marinha do Brasil, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-GL), Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA).

Fotos de Alessandra Neves