Militares de Magé participaram de seminário sobre Mapa de Susceptibilidade da Sedec-RJ

Sexta, 05 Julho 2019 15:16

Objetivo foi difundir informações sobre ocorrências de fogo em vegetação

O Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil (Cepedec) da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) apresentou, no dia 26 de junho, o Mapa de Susceptibilidade à ocorrência de focos de calor no território fluminense. O seminário aconteceu no 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2°GSFMA), com objetivo de difundir o conhecimento na área de combate a incêndios florestais.

O trabalho foi apresentado pelo cabo Leandro de Souza Camargo, que também é engenheiro cartógrafo. O militar demonstrou os resultados que destacam, qualitativa e quantitativamente, as regiões hidrográficas mais susceptíveis à ocorrência de fogo em vegetação. Oestudo leva em conta análises geoespaciais em três cenários: anual, trimestre seco e úmido. Além de outras fundamentações, o mapa também se baseia no que orienta a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil quanto à adoção das regiões hidrográficas como norteadoras das ações de Defesa Civil.

- O Mapa de Susceptibilidade é fundamental para as ações do Corpo de Bombeiros. Por meio dele, podemos adotar medidas específicas para redução de riscos de focos de incêndio em nossa área operacional, que compreende parte do Parque Nacional Serra dos Órgãos, entre outras regiões de proteção ambiental. Isso compreende a conscientização da população no entorno das áreas sinalizadas como críticas no período seco, assim como a aplicação de procedimentos operacionais na resposta ao desastre – disse o tenente-coronel Ramon Camilo, comandante do 2° GSFMA.

A realização desse tipo de encontro, levando o conhecimento científico aos órgãos operacionais, é uma premissa do Cepedec para viabilizar o melhor emprego de recursos e otimizar o atendimento à população fluminense.