Riscos hidrológicos: Defesa Civil do Estado inicia projeto com Inea

Terça, 07 Maio 2019 16:49

Parceria tem foco na integração e na modernização de protocolos de alerta e alarme no território fluminense

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), iniciou um projeto com foco em risco hidrológico em parceria com  o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A iniciativa tem foco na integração e na modernização dos protocolos de alerta e alarme em todo o território fluminense. A primeira reunião de trabalho aconteceu no dia 26 de abril.

De acordo com a diretora do Cemaden-RJ, tenente-coronel Sílvia Santana, este é um importante passo para o Estado no que diz respeito ao aprimoramento de alerta e alarme de riscos hidrológicos.

– Trabalhar com informações de prevenção de desastres naturais em conjunto com o Inea possibilita uma troca de experiências que tem como objetivo melhorar cada vez mais a qualidade do serviço oferecido à população – ressaltou a oficial.

Dentre as questões em discussão está a proposta de criação de uma plataforma que estabeleça a integração dos dados obtidos pelos dois órgãos.

Participaram da reunião as hidrólogas Fernanda Vissirini e Monique Marins, a meteorologista Camila Magalhães e os geólogos Aline Pimentel e Tiago Ferreli, do Cemaden-RJ. Pelo Inea, participaram da reunião os representantes técnicos Cíntia Avellar, Leonardo Tristão e Rodrigo Bianchini.