Sedec-RJ envia equipe técnica para Barra Mansa e Volta Redonda

Quarta, 17 Abril 2019 18:14

Objetivo foi auxiliar na tramitação da decretação de situação de emergência por conta dos estragos causados pelas chuvas

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) enviou uma equipe técnica para os municípios de Barra Mansa e Volta Redonda, no dia 10 de abril, para auxiliar na tramitação da decretação de situação de emergência por conta dos transtornos causados pelas chuvas. Participaram da ação agentes da Superintendência Operacional (Suop) e do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC).

Ambas as cidades da Região Sul tiveram pontos de alagamento, imóveis interditados pela Defesa Civil municipal, moradores desabrigados (quando necessitam de abrigo público) e desalojados (quando buscam abrigo na casa de amigos ou familiares), obstruções de vias importantes e comprometimento da rede de energia e comunicação.

Entre as ações desenvolvidas pelos agentes da Sedec estão a orientação sobre a ativação do gabinete de crise, o uso do cartão de pagamento da Defesa Civil, o modelo para decretação de situação de emergência, o preenchimento do Formulário de Informações do Desastre (FIDE) no Sistema Integrado (S2ID) e o Programa Cidades Resilientes.

- Essas são medidas importantes para a correta tramitação junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O objetivo é viabilizar a homologação federal da decretação e o recebimento de verbas federais para ações de resposta – disse o tenente-coronel Marcelo Watanabe, da Gerência de Projetos da Suop.