Sedec-RJ apresenta Mapa de Susceptibilidade à ocorrência de fogo em vegetação no Estado

Terça, 02 Abril 2019 12:14

Estudo foi confeccionado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil

O Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil (Cepedec) da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) apresentou, em seminário interno realizado no dia 24 de março, o Mapa de Susceptibilidade à ocorrência de focos de calor no território fluminense. O estudo foi elaborado em três cenários: anual, trimestre seco e úmido. O evento aconteceu no Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad), na Praça da Bandeira.

O trabalho foi apresentado pelo cabo Leandro de Souza Camargo, bacharel em Engenharia Cartográfica. Ele demonstrou os resultados que destacam, qualitativa e quantitativamente, quais regiões hidrográficas são mais vulneráveis à ocorrência de fogo em vegetação, com base em análises geoespaciais. Além de outras fundamentações, o estudo também se baseia no que orienta a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil quanto à adoção das bacias hidrográficas como norteadoras das ações de Defesa Civil.

- O Mapa de Susceptibilidade é muito importante para as ações de Defesa Civil. Esse trabalho possibilita que os órgãos da Sedec, do Ambiente e do Corpo de Bombeiros possam adotar medidas específicas de redução de riscos de focos de incêndio em matas – disse o diretor do Cepedec, tenente-coronel Rodrigo Werner.

- A cada ano estamos evoluindo mais nas ações de Defesa Civil. Nossas equipes se esforçam constantemente na busca de novas tecnologias capazes de auxiliar aos gestores na melhor tomada de decisão – destacou o diretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil (ICTDEC), coronel Márcio Romano.