Sedec-RJ realiza capacitação para promoção da resiliência em comunidades

Quarta, 27 Março 2019 15:18

Oficina vai focar em prevenção e preparação para situações de desastres. As inscrições estão abertas

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), vai realizar uma Oficina de Introdução à Promoção da Resiliência para Atuação em Comunidades no dia 1º de abril. O objetivo é introduzir o conceito e apresentar metodologias que propiciem o diálogo e a construção de redes solidárias, tendo em vista a prevenção e a preparação para situações de desastres. As inscrições estão abertas. Basta enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os dados do interessado (nome completo e contato telefônico). As vagas sãolimitadas.

De acordo com o diretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil, coronel Márcio Romano, a capacitação faz parte do fortalecimento dos Nudecs (Núcleos de Defesa Civil), um programa iniciado em meados do ano passado.

- Trata-se de uma iniciativa inovadora no âmbito da Defesa Civil e até mesmo no campo da resiliência. O foco é o fortalecimento do indivíduo em situações adversas, a consequente melhoria dos padrões de vida e a ampliação da consciência comunitária. O que é possível por meio da inserção de fundamentos e métodos de diversas práticas de saúde e transformaçãosocial – destacou o coronel Romano.

Resiliência - Na Defesa Civil, o conceito de resiliência foi incorporado por meio do Marco de Ação de Hyogo (2005-2015), que embasava os 10 passos essenciais para fins de incremento do conceito a desastres em nível local. Foi entãocriada a Campanha "Construindo Cidades Resilientes", lançada internacionalmente em 2010 pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres - UNISDR/ONU.