Bombeiros que estavam em Brumadinho já estão no Rio

Terça, 05 Fevereiro 2019 17:05
Mais de 80 militares, com auxílio de aeronave, viaturas e cães, deram apoio aos trabalhos de buscas a vítimas de rompimento de barragem

O comboio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e da Secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) cumpriu a missão em Minas Gerais.  Duas equipes, de 40 militares cada, se revezaram nos trabalhos durante 10 dias. Uma aeronave, nove viaturas e três cães farejadores também auxiliaram as buscas por vítimas do rompimento de uma barragem, em Brumadinho.

Trajetória
A tropa seguiu, no sábado (26.01), para Minas Gerais. O apoio foi oferecido pelo governador Wilson Witzel, na tarde de sexta-feira (25.01), ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema. A força-tarefa do Rio foi composta por militares com experiência neste tipo de ocorrência, que atuaram na tragédia de 2011 na Região Serrana fluminense, além de outras ocorrências de vulto como o deslizamento do Morro do Bumba, em Niterói, por exemplo.

- Quero agradecer o empenho de vocês, que venceram riscos e desafios e atuaram com profissionalismo e determinação nesta ocorrência que comoveu o mundo. Fomos capazes de auxiliar a corporação de Minas Gerais da melhor forma possível, com nossa expertise e logística própria. Nos desmobilizamos após mudança de cenário e estratégia de trabalho definida pelo Corpo de Bombeiros de Minas - disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral, coronel Roberto Robadey Jr., durante a chegada da segunda equipe de bombeiros ao Rio.