Corpo de Bombeiros do Rio investe em ações educativas para conscientizar a população e reduzir mortes no trânsito

Terça, 25 Setembro 2018 16:43

Dia Nacional do Trânsito mobilizou militares em todo o Estado

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, ao longo da última semana, uma série de ações de caráter educativo em homenagem ao Dia Nacional do Trânsito, que é oficialmente comemorado nesta terça-feira (25.09). As atividades, que já fazem parte do calendário anual da corporação, têm como objetivo valorizar a vida e incentivar posturas e atitudes capazes de garantir um trânsito mais seguro para todos.

- O Corpo de Bombeiros do Rio acredita na conscientização da população como estratégia primordial para a redução dos acidentes e das mortes. A ideia é esclarecer, conscientizar, sensibilizar, fazer refletir e mobilizar condutores e pedestres a adotar um comportamento mais responsável – afirmou o comandante-geral da corporação e secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey.

Abrindo as atividades da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro), o grupamento de Niterói (3º GBM), na Região Metropolitana do Rio, integrou o movimento Virada da Mobilidade, criado com a intenção de debater a mobilidade nos grandes centros urbanos do Brasil. Em parceria com a Prefeitura e outros órgãos, incluindo a Polícia Rodoviária Federal, a unidade participou de ciclos de palestras sobre ética no trânsito, prevenção e primeiro atendimento a acidentes.

Na Região dos Lagos, os militares do quartel de Araruama (27º GBM) visitaram escolas localizadas às margens de rodovias e avenidas com grande fluxo de veículos e altos índices de colisões e atropelamentos. As crianças receberam folders instrutivos, assistiram a palestras e demonstrações de socorro a vítimas e tiraram dúvidas sobre como agir e acionar o Corpo de Bombeiros em caso de emergência.

- É importante ensinar, desde cedo, regras e costumes que permitam a boa convivência no trânsito entre ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas - disse o tenente coronel Torres, comandante do 27º GBM (Araruama).

O quartel de Cabo Frio (18º GBM) programou uma "blitz", em parceria com a Prefeitura, o Detran-RJ, a Polícia Militar e a Guarda Municipal, para  promover o Dia de Prevenção de Acidentes de Trânsito no município. O efetivo da unidade foi empenhado em diversos pontos da cidade, nesta terça-feira (25.09), a fim de conscientizar a população por meio de panfletagens.

Em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, as atividades tiveram como foco os ciclistas. O 10° GBM realizou uma pedalada de 8 quilômetros pela cidade, no domingo (23.09), com apoio de órgãos públicos e privados. A volta ciclística, além de estimular o uso de meios de transporte não-poluentes, reforçou o respeito à sinalização de trânsito e ao uso de equipamentos de proteção individual.

- Também na bicicleta, o capacete é item de segurança fundamental, que pode salvar vidas. Os ciclistas devem estar atentos às condições da via de circulação, evitando trafegar na calçada e usando as pistas de rolamento, no mesmo sentido do trânsito, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento - afirmou o comandante da unidade, tenente-coronel Luis Otavio.

No Sul fluminense, além das tradicionais palestras e da exposição de materiais operacionais da corporação, o quartel de Volta Redonda (22º GBM) também participou de uma operação simulada envolvendo veículos colididos, retirada de vítimas e combate a incêndio. A atividade contou com agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, de alunos de unidades escolares municipais e jovens do Projeto Guarda Mirim.

- A educação é a chave para a mudança. É preciso que cada um faça a sua parte por um trânsito mais seguro - disse o tenente-coronel Leonardo Loyola, comandante do 22° GBM.

Os quartéis de Resende (23º GBM) e Itatiaia (1/23) também participaram de um simulado de emergência na Via Dutra, no dia 20. O evento, que reuniu cerca de 100 pessoas, encenou o socorro a múltiplas vítimas de colisões entre carro, ônibus, bicicleta e caminhão, que resultam no vazamento de produtos químicos na pista. A operação, uma parceria com a Concessionária CCR NovaDutra, com a Agência Nacional de Transportes e com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, teve como objetivo aprimorar e integrar os procedimentos e protocolos utilizados em acidentes de grandes proporções.

25.09.2018