Exposição marca os cinco anos do Centro Integrado de Comando e Controle

Quarta, 06 Junho 2018 17:20
Centro Histórico e Cultural do Corpo de Bombeiros do Rio auxiliou na curadoria da mostra

O Centro Histórico e Cultural (CHC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) auxiliou na curadoria da exposição “Arte no Centro”, que marca os cinco anos do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Desde 2013, a unidade vem integrando as principais forças de Segurança e Defesa Civil do Rio de Janeiro, atendendo a milhões de ligações de emergência e monitorando mais de 4 mil câmeras no estado.

- A estrutura do CICC concentra os serviços de emergência da Polícia Militar, do Samu e do Corpo de Bombeiros, além da Central de Regulação de Leitos. A mostra conta um pouco da história destas e de outras agências que trabalham juntas neste ambiente. A exposição reflete bem o objetivo do projeto, que é a integração das forças - afirmou o tenente-coronel Piovesan, diretor do CHC/CBMERJ.

A moderna infraestrutura é considerada referência nacional e internacional. O espaço foi utilizado em eventos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014, Jornada Mundial da Juventude, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Por lá passaram comitivas de vários países, sempre em busca de troca de experiências e aprendizado.

- É importante entender a história de cada instituição. O quanto ela já contribuiu para a mudança da sociedade até hoje e o quanto pode contribuir para um futuro melhor - destacou o  subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves.