Governo do Estado
Galeria dos Ex-Comandantes
Telefones de Emergência
Estatísticas Fotos Sites de Corporação
Fale Conosco
Bombeiros do 1º GSFMA e de São Gonçalo treinam para as provas profissionais da corporação Imprimir E-mail
Ter, 31 de Julho de 2012 09:40


Bombeiros do 1º GSFMA e de São Gonçalo treinam para as provas profissionais da corporação

 

20º GBM - São Gonçalo e o 1º GSFMA foram as unidades que realizaram o treinamento na segunda-feira (30.07)

 

 

O pátio do Quartel Central é palco, desde o dia 16.07, para o treinamento das provas profissionais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ), que serão realizadas de 13 a 24 de agosto.  Militares das unidades operacionais, incluindo os grupamentos marítimos, vão mostrar suas habilidades em cerca de dez modalidades: agilidade; pista de aparelho; ordem unida; linha direta; reconhecimento de ferramentas; atendimento pré-hospitalar; corda lisa; nós e voltas; simulado e prova do bombeiro mais resistente.

 

O 20º GBM - São Gonçalo e o 1º GSFMA foram as unidades que realizaram o treinamento na segunda-feira (30.07).

 

 


Critério


As provas são avaliadas individualmente e por equipe. Durante a competição, o militar que desempenhar a modalidade em menor tempo e de forma correta será o vencedor. Para cada prova haverá um oficial responsável por fiscalizar cada ação do concorrente. O bombeiro vencedor será premiado com uma medalha, que contará ponto para sua promoção de carreira. Já o prêmio para o Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) é uma estrela, que deverá ser usada sobre o distintivo por cada militar do grupamento durante um ano.



Provas profissionais do CBMERJ


 

 

 

A competição entre as unidade operacionais é um símbolo de tradição na corporação. Além de contribuir para o aprimoramento na carreira dos bombeiros–militares, visa fortalecer ainda mais o espírito de união entre os profissionais de salvamento e combate a incêndios.
Para o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Sérgio Simões, as provas profissionais servem ainda de incentivo para o desenvolvimento dos militares além dos muros do Casarão Vermelho.  Segundo o Comandante, a realização destas provas pode ser o primeiro passo para a participação dos bombeiros nos Jogos Mundiais de Bombeiros.  A competição internacional vai ser realizada este ano, em Sydney, na Austrália, de 19 a 28 de outubro.
De acordo com o Tenente-Coronel BM Jorge Benedito de Oliveira, responsável por fiscalizar a prova de agilidade, a iniciativa é uma maneira de resgatar uma tradição do Corpo de Bombeiros, em pausa desde 2006.

 
gsfma
Militares do 1º GSFMA


DSC_8135
Militares do 20º GBM - São Gonçalo


DSC_7858
Simulação de resgate no plano inclinado


DSC_8146
Bombeiro desempenhando uma das atividades do TFA


DSC_7786
Militar realizando descida do muro


(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social da SEDEC/CBMERJ