Governo do Estado
Galeria dos Ex-Comandantes
Telefones de Emergência
Estatísticas Fotos Sites de Corporação
Fale Conosco
Bombeiros nos Jogos Mundiais Militares Imprimir E-mail
Qua, 13 de Julho de 2011 14:56
 
 

Os 5º Jogos Mundiais Militares Rio - 2011 contarão com militares das Unidades Especializadas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Devidamente uniformizados e com equipamentos, materiais e viaturas modernas, os oficias e praças da Corporação estarão atuando nos pontos de competições no estado do Rio de Janeiro entre os dias 16 e 24 deste mês, reunindo cerca de oito mil participantes, seis mil atletas e dois mil delegados oriundos de mais de 100 países.

 

 

 

Mas a representatividade da Instituição não se limita apenas na parte operacional e preventiva. A Corporação estará sendo representada na Modalidade de Esgrima pela Cabo BM Clarisse Santos Vieira de Menezes, 31 anos, lotada no CEFID. A militar que treina oito horas por dia faz parte do Quadro de Auxiliar de Consultório Dentário do CBMERJ e se destacou nos Jogos Pan Americanos, em 2007, ao ser a primeira mulher a participar e conquistar uma Medalha de Bronze na Modalidade Esgrima.

 

 

 

Enquanto a Cabo treina para conquistar a Medalha de Ouro nos 5º Jogos Mundiais Militares seus colegas de farda preparam-se para atuar na prevenção e garantir a segurança dos competidores e torcedores, caso ocorra um chamado de socorro e emergência. Os militares das Unidades Especializadas, como: Grupamento Marítima-GMar; Grupamento Operacional com Produtos Perigosos-GOPP; Grupamento de Busca e Salvamento-GBS; Grupamento de Socorro e Emergência-GSE; Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente-GSFMA. Além dos bombeiros especializados no combate a incêndios.

 

 

 

Durante os 5º Jogos Mundiais Militares oficiais e praças escalados nos pontos de competições estarão sob a orientação dos comandantes responsáveis pelo Comando de Bombeiros de Área-CBA, ou seja, cada área terá um coordenador. Mas as informações serão compartilhadas entre os comandantes, bem como possíveis ocorrências que possam surgir durante a realização dos Jogos.

 

 

 

― Vamos atuar de forma integrada, não só entre nós, mas principalmente com os outros órgãos que estarão atuando para garantir o sucesso deste Evento tão importante para o nosso país. Já temos experiências de outros Jogos; E o treinamento dos bombeiros, dentro do quartel, é diário. Além disso, estamos no Rio de Janeiro que durante todo o ano é palco de competições, shows e jogos, mas mesmo com toda essa experiência estamos nos preparando ainda mais para garantir a tranqüilidade nos dias de competições ― destacou o Comandante Geral da Corporação, Coronel BM Sérgio Simões.

 

 

 

A atleta do CBMERJ

 

 

 

Enquanto oficiais e praças treinam dentro dos Quartéis, a Cabo BM Clarisse, treina para garantir a alegria dos torcedores brasileiros. A competidora, que passou a fazer parte do Quadro da Corporação em janeiro de 2002, se divide entre o esporte e a vida militar e garante se esforçar ao máximo para não decepcionar seus torcedores e sonha em garantir a Medalha de Ouro para sua Corporação.

 

 

 

― Comecei no esporte um ano depois de entrar no Bombeiro na Modalidade Tentatlo Moderno, onde competia nas Modalidades de: Hipismo, Natação, Tiro, Corrida e Esgrima. Mas nos últimos oito anos passei a me dedicar ao Esgrima. E sempre representando o Corpo de Bombeiros e o Brasil. É muito gratificante, pois todos me apóiam muito. Espero que no dia da competição de Esgrima todos os bombeiros estejam lá para torcer por mim ― concluiu, sorridente, a militar.