Governo do Estado
Galeria dos Ex-Comandantes
Telefones de Emergência
Estatísticas Fotos Sites de Corporação
Fale Conosco
Viaturas Operacionais Imprimir E-mail
Ter, 22 de Fevereiro de 2011 09:20

VIATURAS OPERACIONAIS:

 

 

AR - Auto Rápido ou Auto-Registro

 

Viatura de porte médio, tipo pick-up, de cabine dupla e compartimento de carga.

 

Atua como batedor do trem de socorro e nos Serviços de Manobra d’água.

 

 

ABT - Auto Bomba Tanque

 

Viatura de grande porte provida de cabine simples e carroceria de características própria. Dotada de bomba de incêndio acionada pelo motor de tração, compartimentos para transporte de equipamentos e reservatório d’água com capacidade de 4.000 à 5.000 litros.

 

Empregada nos serviços de combate a incêndio.

 

ABI_032.jpg

 

ABI - Auto Bomba para Inflamáveis

 

Viatura de grande porte provida de cabine simples ou dupla e carroceria de características própria. Dotada de bomba de incêndio acionada pelo motor de tração, compartimento para transporte de equipamentos e reservatório d’água com capacidade de 3.000 a 6.000 litros.

 

Tanque de espuma com capacidade para 200 litros de líquido gerador de espuma.

 

Empregada nos serviços de combate a incêndio.

 

AT_064.jpg

 

AT - Auto Tanque

 

Viatura de grande porte provida de cabine simples e carroceria de características próprias. Dotada de bomba de incêndio acionada por um motor independente, compartimento para transporte de equipamentos e reservatório d’água com capacidade de 5.000 à 8.000 litros.

 

Empregada nos abastecimentos em serviços de combate a incêndio.

 

ABS_009.jpg

 

ABS - Auto Bomba e Salvamento

 

Viatura de porte variável, provida de cabine simples ou dupla e carroceria própria para transporte de equipamentos de salvamento, combate a incêndio e apoio. Possui um reservatório d’água com capacidade de 1.500 litros e uma bomba de incêndio veicular tipo centrifuga, com vazão nominal de 450 LPM a 20 kg/cm2 e sistema de refrigeração auxiliar independente do sistema de refrigeração do motor, duas expedições de 38 mm., uma de cada lado da viatura. Possui instalado na traseira da viatura mangotinho com diâmetro nominal de 25,4 mm. e 30 (trinta) metros de comprimento, tendo na sua extremidade instalado um esguicho em metal não ferroso, regulável para jato pleno e neblinado, com bloqueio total. Dispõe ainda de 2 holofotes, com lâmpadas halógenas,  tipo palito, de 500 W de potência, alimentados através de um gerador de 1000 W, 220 V.

 

Empregada em operações de busca e salvamento, e combate a princípios de incêndio.

 

ABSG-001_1.jpg

 

ABSG - Auto Bomba e Salvamento Guindaste

 

Veículo de porte variável, com cabine simples ou dupla, destinada ao transporte de pessoal e materiais destinados às operações diversas de Busca e Salvamento. Possui também corpo de bomba de funcionamento independente da tração do veículo, tanque com capacidade de armazenar 2.000 litros de água e carretel com mangote para combate rápido a pequenos incêndios e em acidentes automobilísticos. Em sua traseira há um guindaste hidráulico com momento de carga útil mínimo de 3.500 kgf/m e ângulo de giro de 180 graus, podendo ser empregado no arrastamento e no içamento de cargas.

 

ATE_009.jpg
ATE - Auto Tático de Emergência

 

Veículo de porte variável do tipo furgão, destinada ao transporte de pessoal e materiais destinados às operações diversas de busca e salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitar. Possui materiais próprios para busca e salvamento, recursos de série para o serviço de iluminação com gerador fixo, corpo de bomba, tanque com capacidade de armazenar até 1.000 litros de água e carretel com mangote de 50m, sendo capaz de efetuar um combate rápido a princípios de incêndios e em acidentes automobilísticos, com vazão de até 25L/min. Em sua traseira há um compartimento para a prestação do socorro de emergência pré-hospitalar e transporte de vítimas. O modelo em uso no CBMERJ é comercializado pelo seu fabricante (IVECO-Magirus) com a denominação FRAP, que é a sigla de Fire-Rescue-Ambulance-Personnel.

 

Empregada nos serviços de busca e salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitar.

 

 

ASSF - Auto Serviço Socorro Florestal

 

Viatura de médio porte provida de cabine simples e carroceria de características próprias. Dotada de bomba de incêndio acionada por um motor independente, compartimento para transporte de equipamentos e reservatório d’água com capacidade de 1500 litros.

 

Empregada nos serviços de combate a incêndio urbano e florestal.

 

AS_081.jpg

 

AS - Auto de Salvamento

 

Viatura de porte variável, provida de cabine simples ou dupla e carroceria própria para transporte de equipamentos de salvamento e apoio. Opcionalmente, pode possuir um reservatório d’água com capacidade de 1.000 litros e uma bomba de incêndio, acionada pelo motor de tração.

 

Empregada em operações de Busca e Salvamento.

 

 

ABSL - Auto Busca e Salvamento Leve

 

Viatura de porte variável, provida de cabine simples ou dupla e carroceria própria para transporte de equipamentos de salvamento e apoio.

 

Empregada em operações de Busca e Salvamento.

 

ABSA_e_reboque.jpg
ABSA - Auto de Busca e Salvamento Aquático

 

Viatura de pequeno ou médio porte tipo bugre ou perua, de características próprias, destinada ao transporte de pessoal e de equipamentos de salvamento aquático.

 

Empregada no transporte de mergulhadores para operações de Busca e Salvamento em rios, lagoas e no mar.

 

AEM_017.jpg

 

AEM - Auto Escada-Mecânica

 

Viatura de grande porte, provida de cabine dupla e um feixe de escadas, composto de lanços engavetados, o qual é montado sobre chassi de desenho característico. Dotada de sistema hidráulico para movimentação da escada. Em alguns modelos possui um currico de mangueira acoplado a um dispositivo próprio localizado na traseira. Empregada em operações de salvamento e combate a incêndio. Dentre as escadas mecânicas em uso no CBMERJ a de maior alcance atinge 44 metros de altura e a menor 30 metros.

 

Empregada em operações salvamento e combate a incêndio em locais urbanos elevados de difícil acesso.

 

ABP_01_final.jpg

 

ABP - Auto Bomba Plataforma

 

Veículo multifuncional de médio porte e dotado de cabine dupla, é destinado ao transporte de pessoal e materiais operacionais. Possui recursos próprios para salvamento, torre de iluminação, corpo de bomba, tanque com capacidade de armazenar até 1.600 litros de água e plataforma articulada de acionamento hidráulico com alcance vertical de 30 metros. Sua característica compacta e multifuncional confere autossuficiência e rapidez para combate a incêndios de pequeno e médio porte, bem como para as operações de salvamento diversas. É ideal para acessar logradouros mais estreitos que inviabilizam a utilização de um número maior de viaturas, algo muito comum no dia-a-dia da Corporação.

 

Empregada nos serviços de salvamento e combate a incêndio.

 


ASE – Auto Socorro de Emergência

 

Viatura de porte médio, tipo furgão e de característica própria, dotada de equipamentos médicos próprios de uma UTI móvel, destinada para remoção e atendimento médico de urgência. Podem ser classificadas como avançadas (ASE-A) ou básicas (ASE-B). No primeiro caso, há a presença do Oficial Médico e no segundo a presença do Sargento TEM (Técnico em Emergências). Todas as ASE dispõem de recursos de suporte de vida, como aparelhos monitores-desfibriladores, monitores da saturação de oxigênio e dispositivos especiais para imobilização de fraturas e da coluna vertebral. Em especial, as ASE-A, além de contarem com um Oficial Médico altamente capacitado em emergências pré-hospitalares, contam com equipamentos para acesso às vias aéreas, respiradores mecânicos, medicamentos e soluções endovenosas. Em virtude da especificidade das emergências, a corporação já dispõe de duas outras variantes de ASE avançada: a ASE Bariátrica, destinada ao atendimento de obesos mórbidos e a ASE Neonatal, que dispõe de equipamentos e profissionais especializados no atendimento a recém-nascidos.

 

Empregada em atendimento de urgência em socorros e na remoções de transporte inter-hospitalar.

 

SOCORRO COMPLEMENTAR:

 

APC_002.jpg

 

APC - Auto Posto de Comando

 

Viatura de porte médio, tipo “perua”, de característica própria.

 

Empregada no transporte de pessoal do alto comando da Corporação para operações de socorro.

 

APC-025_1.jpg

 

APC - Auto Posto de Comando (versão florestal)

 

Viatura de grande porte, tipo ônibus, de característica própria.

 

Viatura para atuação no combate a incêndios florestais. Trata-se de um veículo do tipo ônibus, que permite transportar um número grande de bombeiros militares, além de servir de Posto de Comando Avançado para o evento.

 

ATT-001_1.jpg 

 

ATT – Auto Transporte de Tropa

 


Viatura para transporte de tropa com capacidade de 8 toneladas ou 40 passageiros.
Utilizada em campanhas táticas para o deslocamento de efetivo. Idealizada para atuar em situações de calamidades e de grande mobilização, pode trafegar em alagamentos de até um metro, onde viaturas convencionais dificilmente poderiam acessar sem sofrer danos. Dotada de sistema de tração 4X4, é capaz de superar terrenos acidentados e com baixa aderência, mesmo com uma das rodas fora do chão. Sua parte traseira é equipada com dispositivos para acoplamento de carretas com materiais diversos, a exemplo do Hospital de Campanha e das Lanchas do Grupamento Marítimo. Sua carroceria é projetada para transportar 40 militares, sentados, com cinto de segurança e abrigados por toldo impermeável, que, se necessário, pode ser removido. Além de transportar tropas, o veículo dispõe também de compartimento para acomodação de materiais de campanha (pás, enxadas, cavadeiras e outros).

 

 

acm_011.jpg
ATR - Auto Tanque Reboque

 

Viatura de grande porte, composta de cavalo mecânico (ACM - Auto Cavalo Mecânico) e tanque reboque, de características próprias, dotada de bomba de incêndio acionada por um motor independente, pequeno compartimento para transporte de equipamentos e reservatório d’água com capacidade para 30.000 litros.

 

Empregada no apoio para o abastecimento nos serviços de combate a médios e grandes incêndio.

 

 

APM - Auto Plataforma Mecânica

 

Viatura de grande porte, provida de cabine simples e dutos cilíndricos articuláveis, montados sobre chassi de desenho característico. Dotado de sistema hidráulico para articulação dos dutos e de uma cesta metálica para transporte do operador, sendo esta localizada na extremidade do duto superior. Possui, conectado aos dutos, uma tubulação para água.

 

Empregada em operações de salvamento e combate a incêndio em locais urbanos elevados de difícil acesso.

 

 

AGM - Auto Guincho Mecânico

 

Viatura de grande porte, provida de cabine simples e carroceria aberta de característica própria. Dotado de um conjunto de braços retráteis que são acionados por um sistema hidráulico e um carretel de cabo de aço, utilizado no tracionamento de cargas, geralmente no plano horizontal, acionado pelo mesmo sistema.

 

Empregado no içamento e tracionamento de cargas em operações de salvamento.

 

 

APP – Auto Produtos Perigosos

 

Veículo do tipo HAZ-MAT com especificações gerais que atende a necessidade de transporte de grande quantidade de equipes e equipamentos próprios para operações de emergência com produtos perigosos, com Chassi tipo Mercedes Benz mod. MB ( Cara chata ), com cabine dupla do motorista com 04 assentos além do assento do motorista, com reservatório para , no mínimo, 250 litros de água e estrutura de aço resistente ( aço carbono ) e lataria de revestimento em alumínio e super estrutura em metalão ou perfis de duralumínio e com as seguintes especificações pormenorizadas com compartimento posterior dotado de armários para acondicionamento de equipamentos tipo oxi-explosímetros, detetores multi-gás, câmaras de imagem térmica, roupas e etc., com desk parta acondicionamento de microcomputador tipo Laptop, medidor de anemometria e condições micrometeorológicas de emergência servindo de ponto base para ações de comando de operações complexas, com ar condicionado para cabines e geração de pressão positiva no compartimento traseiro, com portas de boa vedação tipo ônibus evitando entrada de gases, equipado de guindaste tipo Munk na traseira da VTR , guincho dianteiro e traseiro e estação de recarga para cilindros e compressor de ar mandado devidamente equipado com as mangueiras para operadores em áreas de espaço restrito, com sistema de transrecepção móvel para VTR com longo alcance, e que permita a passagem da cabine dupla para o compartimento traseiro com pára-brisas e vidros dasportas e lataria adesivados com película corta-radiação devidamente autorizada pelo DETRAN.

 

 

Empregada no transporte de grande quantidade de equipes e equipamentos próprios para operações de emergência com produtos perigosos.

 

ARC_77.jpg
ARC - Auto Remoção de Cadáver

 

Viatura de porte variável, provida de cabine simples, podendo ser de carroceria ou furgão, com característica própria, provida de no mínimo 04 gavetas para cadáver, destinadas ao transporte de restos mortais humanos.

 

Empregada em operações de remoção de cadáver.

 

ASTA_02_Tatico_de_abastecimento.jpg

 

ASTA - Auto Serviço Tático de Abastecimento

 

Viatura de porte variável, provida de cabine simples ou dupla e carroceria própria para transporte de equipamentos de apoio nas atividades de apoio operacional relacionadas às operações de abastecimento de água para incêndio.

 

Empregada em operações de apoio com a manobra d’água e o abastecimento de viaturas baseadas enquanto realizam o combate a incêndio.

 

 

ACO - Auto Comando Operacional

 

Viatura de pequeno porte, tipo veículo de passeio, de característica própria.
Empregada no transporte de pessoal do Comando das unidades operacionais.