• 193 
  •  
  •  
  •  
  •  
Diretoria Geral de Serviços Técnicos
DGST
Consulta Pública de Notas Técnicas (Projetos de Revisão/2022) – Data de início: 25/07/2022Nova cartilha sobre licenciamentoAcessar Notas TécnicasNT 1-07 - Atividades econômicas de baixo risco (Dispensa de documento)Aditamento Administrativo de Serviços Técnicos 02-2020Nota DGST 274/2019 - Tramitação por Adequação NormativaNOTA DGST Nº 026/2021 - Prorrogação do prazo contido na nota DGST nº 274/2019

Tendo em vista a necessidade de translado de todos os processos que se encontram arquivados na DGST para outra Unidade, em função da realização de reforma do Arquivo desta Diretoria, informamos que as SOLICITAÇÕES de EMPRÉSTIMO DE PLANTAS encontram-se temporariamente SUSPENSAS na DGST, até que esta situação seja resolvida.
Contamos com a compreensão de todos.

Em razão da publicação da Resolução SEDEC Nº 292, de 11 de abril de 2023, informamos que o código de receita nº 116, para emissão de Certificado de Aprovação, foi descontinuado.
Com isso, a partir de agora, dependendo da área total construída da edificação, deverá ser escolhida uma das receitas, dentre elas: 161, 162, 163, 164, 165, 166, 167, 168 ou 169.

Os requerentes que já haviam emitido um DAEM com código de receita nº 116 poderão utilizá-lo para entrada dos processos.

A Diretoria Geral de Serviços Técnicos (DGST) é um órgão de Direção Setorial, responsável pelo setor de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e pela regularização das edificações do estado no que condiz à segurança contra incêndio e pânico.

Para a regularização de edificações junto ao corpo de bombeiros, em conformidade com o que preceituam as legislações em vigor é necessário dar entrada num processo administrativo para que sejam verificadas as medidas preventivas necessárias à proteção do imóvel.

Algumas edificações são isentas e outras dispensadas de regularização.

Para edificações de médio risco ou risco diferenciado, é emitido o Certificado de Aprovação Simplificado(CAS), num processo totalmente online.

Para edificações com outros riscos são emitidos dois documentos: o Laudo de Exigências (LE) e o Certificado de Aprovação (CA), inicialmente mediante apresentação de projeto e posteriormente com a execução das medidas preventivas descritas no laudo.

Para saber como se regularizar basta navegar nos menus correspondentes no site.

A partir do dia 01/01/2022, os prazos normais máximos para cumprimento das exigências contidas em "bilhetes eletrônicos" serão padronizados em 15 (quinze) dias para processos com tramitação, tanto na DGST, como nas demais Unidades.

Os agendamentos para consultas técnicas na DGST deverão ser solicitados através do Portal do Requerente, utilizando a opção “Consulta Técnica/Agendamento”, no menu superior. Os agendamentos serão disponibilizados às sextas-feiras, a partir das 9h até o término das vagas da semana seguinte.

O atendimento presencial nas unidades é realizado nos seguintes dias e horários:
De segunda a sexta-feira, das 8:00h às 17:00h, de acordo com a Nota GAB/CMD GERAL nº 486/2022, publicada no Boletim SEDEC nº 225 de 06/12/2022.

Para dúvidas, a DGST disponibiliza o Contato com a DGST no final da página.

RETIRADA DE PROCESSOS INDEFERIDOS A PARTIR DE 22/05/2021 EM 90 DIAS
Esta Diretoria vem a público informar que as plantas arquitetônicas e outros documentos do processo INDEFERIDO, quando não retirados no prazo de 90 (noventa) dias corridos, serão destruídos, de acordo com o que preceitua o parágrafo 3º, do Art. 23, do Decreto Estadual nº 42, de 17 de dezembro de 2018, intitulado Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP).
Requerimento Padrão
DAEM - Para Tramitação de Processos
Portal do Requerente - Consulta de Processos - Upload de Documentos
Consulta de Processos
Processo Simplificado

Para mais informações sobre o processo simplificado, clique em Veja como se Regularizar no Corpo de Bombeiros e depois em Processo Simplificado.
Consulta de Autenticidade de Documento

E-mail: dgst@cbmerj.rj.gov.br
Unidade: DGST

Contato com DGST

Clique no link para entrar em contato conosco.

Endereço

Pça. da República 39 - Centro
20211-350 - Rio de Janeiro - RJ